Carregando slider Carregando imagens

Centro de Memória Digital da AFPESP

  • Você está aqui: Home / CMDA AFPESP
AFPESP
AFPESP
Carregando slider
x

Menu

Navegue por todo o site e encontre tudo que você precisa de maneira rápida e simples!

1 de 6
x

Navegue pelas fases

Conheça as fases e saiba tudo que aconteceu nesse período

5 de 6
x

Navegue pelas fases

Conheça as fases e saiba tudo que aconteceu nesses período

6 de 6
2001

Abril de 2001 - A Diretoria Executiva da AFPESP é recebida pelo então Secretário de Estado da Fazenda

A Diretoria Executiva da AFPESP é recebida pelo então Secretário de Estado da Fazenda, Fernando Maida Dall’ Acqua, a quem entrega a seguinte pauta de reivindicações: incorporação de gratificações; reajustamento salarial e as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ler mais

Abril de 2001 - A Presidência, em conjunto com a Diretoria de Educação e Cultura participam de audiência com o Secretário da Cultura, Marcos Ribeiro Mendonça, buscando parceria para aprimoramento cultural dos servidores.

Ler mais

31 de maio de 2001 - O Presidente da Assembleia Legislativa compareceu à Sede da AFPESP,

Em reunião em que se assinou Protocolo de Intenções que permitiu o acompanhamento e defesa dos direitos dos servidores em projetos de leis encaminhados pelo Governo à Assembleia. O evento consagrou a AFPESP como a primeira entidade de servidores públicos a assinar um protocolo de intenções com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Como marca de ineditismo e protagonismo históricos, a AFPESP ocupou, em 22 de agosto, a tribuna da Assembleia Legislativa para defesa do direito dos servidores ao reajuste de vencimentos; à assistência médica, aludindo-se à precariedade da situação do IAMSPE; e à incorporação gradativa ao salário-base das gratificações existentes.

Ler mais
2003

04 de fevereiro de 2003 - Audiência coletiva com o então Ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, na Sede Social, para ampliar a discussão sobre o tema da reforma da Previdência.

Ler mais

Abril de 2003 - Reunião do presidente com o então deputado federal Michel Temer

Reunião do presidente com o então deputado federal Michel Temer, encontro em que, dentre outras questões, abordou-se o intenso trabalho de mídia, por parte do Governo, de desmoralizar os servidores públicos. A partir daí, cunhou-se uma expressão que acompanharia o posicionamento sempre firme da Associação: “Não foi o funcionalismo quem quebrou a previdência. Foi o Governo”.

Ler mais
2005

16 de fevereiro de 2005 - A Associação é recebida em audiência, no Palácio dos Bandeirantes

A Associação é recebida em audiência, no Palácio dos Bandeirantes, com o Governador Geraldo Alckmin, em que foram apresentadas propostas de parceria com o Estado para aprimoramento profissional dos servidores públicos, bem como discussão de temas como saúde, salário e precatórios.

Ler mais
2007

Abril de 2007 - A Diretoria Executiva convidou o deputado estadual Fernando Capez

A Diretoria Executiva convidou o deputado estadual Fernando Capez a fazer uma exposição para diretores e conselheiros, com o intento de conscientização do problema sobre previdência dos servidores públicos.

Ler mais
2012

19 de julho de 2012 - O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, recebeu o Presidente da AFPESP

o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, recebeu o Presidente da AFPESP e outros dirigentes no Palácio dos Bandeirantes para debate de temas pertinentes às demandas e interesses do funcionalismo público.

Ler mais

07 de agosto de 2012 - A AFPESP esteve em Brasília, representada por um grupo de dirigentes

A AFPESP esteve em Brasília, representada por um grupo de dirigentes, apoiando o movimento nacional pela aprovação imediata da PEC 555/2006, que previa a isenção da cobrança previdenciária dos aposentados e pensionistas do setor público.

Ler mais
2013

20/março/2013 - A AFPESP esteve em Brasília, no Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas

A AFPESP esteve em Brasília, no Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, promovido pelo MOSAP (Instituto Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), em defesa da aprovação da PEC 555/2006, que defendeu a extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do setor público.

Ler mais

10/abril/2013 - A AFPESP compareceu à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa do IAMSPE, presidida pelo Deputado Estadual Marcos Martins. Os principais temas da audiência foram: contribuição de 2% do Estado, melhorias de atendimento, a não terceirização dos serviços e a não privatização do Instituto.

Ler mais

11/junho/2013 - O presidente da AFPESP é recebido, na sede da Secretaria de Gestão Pública

O presidente da AFPESP é recebido, na sede da Secretaria de Gestão Pública, pelo Secretário Davi Zaia, para uma audiência em defesa dos interesses dos servidores públicos, destacando-se os temas: revisão salarial na data-base; mudança do valor do salário-base; recuperação do poder aquisitivo dos servidores ativos, aposentados e pensionistas; melhorias e recursos para o Iasmpe; e a programação dos cursos da Escola AFPESP.

Ler mais

01/outubro/2013 - Participação integrada da AFPESP, com o seu Presidente, e da ASCEESP

Participação integrada da AFPESP, com o seu Presidente, e da ASCEESP (Associação dos Servidores Celetistas Estáveis do Estado de São Paulo), com seu Presidente, Laureano de Andrade Florido, em reunião com o Secretário de Gestão Pública, Davi Zaia. O encontro propiciou novos debates sobre a aposentadoria dos servidores estáveis.

Ler mais
2014

02/abril/2014 -A AFPESP é recebida em audiência em Brasília, no gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para discussão de temas de interesse da Associação e de todos os servidores públicos.

Ler mais

dias 13, 26 e 29/maio/2014 - Intensificação dos movimentos pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 555/2006

Intensificação dos movimentos pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 555/2006, que tratava da isenção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. No dia 13, na Assembleia Legislativa, a Frente São Paulo pela PEC 555/2006, com o apoio do deputado estadual Carlos Gianazzi, fez uma audiência, que contou com a presença do presidente da AFPESP e de outros dirigentes da Associação; no dia 26, o presidente da Associação foi representado pelo conselheiro Luiz Manoel Geraldes, na sede do Centro do Professorado Paulista, em Ato Público da Confederação Nacional dos Servidores Públicos; no dia 29, o coordenador de Patrimônio, Renato Del Moura e a conselheira Letícia Jobert Andrade de Melo estiveram em Brasília, no Encontro Nacional do MOSAP, no Auditório Nereu Ramos, quando mais de 25 deputados federais apoiaram o movimento.

Ler mais

21/maio/2014 - Participação da AFPESP em audiência técnica, em Brasília

Participação da AFPESP em audiência técnica, em Brasília, com a presença do presidente em reunião com Benedito Adalberto Brunca (secretário de Políticas Públicas da Previdência Social) e Otoni Guimarães (diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público), momento em que se recebeu a informação de que as negociações para o fim da cobrança previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público avançaram no Legislativo.

Ler mais

13/junho/2014 - Encontro na Sede Social da AFPESP

Encontro na Sede Social da AFPESP, com o deputado federal Ivan Valente e o deputado estadual Carlos Giannazi, com o propósito de ampliar a discussão sobre o gerenciamento dos planos de saúde coletivos, suas formas operacionais e mecanismos de reajustes.

Ler mais
2015

31/agosto/2015 - O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes (atual Ministro do STF), recebeu o presidente da AFPESP para tratarem de assuntos de interesse dos servidores públicos da pasta de Segurança.

Ler mais
2016

17, 23 e 31/maio/2016 (também nos dias 12, 13 e 25/julho; 01 e 02/agosto; e 08, 09 e 10/agosto/2016 - Intensa participação da AFPESP na mobilização de apoio contra a aprovação do PLP 257/2016

Intensa participação da AFPESP na mobilização de apoio contra a aprovação do PLP 257/2016, que trata da negociação das dívidas dos estados com a União, impondo medidas restritivas de despesas que, se aprovadas, devem constituir ameaças aos direitos dos servidores públicos. Em 17 de maio, o presidente da AFPESP participou de audiência pública no Auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa do Estado, convocada pelo deputado estadual Carlos Gianazzi; em 23 de maio

a conselheira Leda Regina Machado de Lima representou a AFPESP em reunião com o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que tratou do tema; em 31 de maio, em Ato Público, na Praça do Carmo, a 1ª vice-presidente, Thais Helena Costa, discursou ao público presente, alertando contra os itens restritivos do PLP. No dia 12 de julho, quando entrou em votação o requerimento de urgência do PLP, o grupo da Associação conversou com vários parlamentares como Francisco Everardo Oliveira Silva, Paulo Roberto Freire da Costa, Milton Antonio Casquel Monti, Júlio César Delgado, Jandira Feghali, Roberto Freire, Jean Wyllys, Paulinho da Força e Jair Messias Bolsonaro, solicitando que não votassem pela urgência do PLP e muito menos aprovassem os itens que constam da matéria que prejudicam os servidores públicos. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promoveu, no dia 13 de julho, um seminário para discutir o PLP 257/16, proposto pelo presidente da comissão, deputado Wolney Queiroz, do qual participou ativamente o presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira. Em 25 de julho, no escritório político do deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, dezenas de entidades de servidores públicos participaram de reunião convocada pelo deputado, para estabelecer estratégias de trabalho contra projetos que podem afetar os direitos dos servidores públicos. O presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira, falou sobre a preocupação com o momento, mas também sobre a certeza de que a união das entidades atingirá um resultado positivo para o problema do PLP 257/16. “Na AFPESP, temos muitos aposentados e pensionistas que estão receosos com a situação. Precisamos tranquilizá-los; com apoio de todos e a força do deputado Arnaldo Faria de Sá, sairemos vitoriosos”, comentou na reunião. O presidente, Duarte Moreira, participou do encontro, com um grupo de dirigentes, formado por Thais Helena Costa (1ª vice-presidente), Edna Pedroso de Moraes (2ª vice-presidente), Antonio Arnosti (diretor Econômico-Financeiro), Renato Del Moura (coordenador de Patrimônio) e João Baptista Carvalho (coordenador Administrativo). Nos dias 01 e 02 de agosto, o grupo da AFPESP, formado por Thais Helena Costa (1ª vice-presidente), Edna Pedroso de Moraes (2ª vice-presidente), Renato Del Moura (coordenador de Patrimônio) e Eduardo Pereira de Quadros Souza (conselheiro), esteve na reunião geral, promovida pela CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), que, seguindo orientação de todos os dirigentes, acompanhou a leitura do relatório do deputado federal Esperidião Amin, prevista para a sessão do dia. Os dirigentes também compareceram às sessões das comissões, em que eram discutidos o teor e os acordos do relatório. O grupo da AFPESP permaneceu até às 23 horas, na Câmara Federal, em contato com os parlamentares. Vale registrar que a Polícia Legislativa impôs uma série de restrições aos dirigentes de todas as entidades de servidores públicos, impedindo, inclusive, a entrada nos prédios da Câmara. A sessão não foi aberta ao público e as galerias ficaram vazias. Falaram diretamente, em entrevistas gravadas e publicadas nas redes sociais da AFPESP e da Folha do Servidor Público: Maria Lúcia Fatorelli, Arnaldo Faria de Sá, Major Olímpio, Luiza Erundina, Ivan Valente, Gilberto Nascimento e Chico Alencar, todos contrários aos itens que prejudicam os servidores públicos. Ainda foi gravada uma entrevista com o deputado e relator da matéria, Esperidião Amin. Nos dias 8 e 9 de agosto, os coordenadores Letícia Jobert Andrade de Melo (Associativismo) e Renato Del Moura (Patrimônio) estiveram na Câmara Federal para saber do resultado da votação (282 votos a favor e 140 contrários) e na madrugada de 10 de agosto, a emenda aglutinativa que modificou os itens que afetavam os servidores foi aprovada com 366 votos favoráveis e 2 contrários. Os representantes da AFPESP conversaram com os deputados Gilberto Nascimento e Major Olímpio sobre a tramitação do PLP. O deputado federal Heráclito Fortes gravou uma entrevista, afirmando que todos os deputados buscavam uma solução melhor para os interesses dos estados, e sem prejudicar os servidores. Renato Del Moura e Letícia Jobert Andrade de Melo também prestigiaram, em nome do presidente da AFPESP, Antônio Carlos Duarte Moreira, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria Cidadã da Dívida, um programa liderado pela professora Maria Lúcia Fatorelli. Foi definida uma composição pluripartidária, encabeçada pelo deputado Edmilson Rodrigues, no âmbito da Câmara dos Deputados, e pelo senador João Capiberibe, pelo Senado Federal. Do ato participaram os deputados Edmilson Rodrigues, Luiza Erundina, Jandira Feghali, Ivan Valente, Adelmo Leão, Enio Verri, Luiz Couto, Glauber Braga, Ronaldo Lessa, Maria do Rosário e Érika Kokay.

Compartilhar
Ler mais
2018

Agosto/2018 - O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, realiza visita oficial à AFPESP.

Ler mais

Qual nota você dá ao Centro de Memória Digital da AFPESP?