Carregando slider Carregando imagens

Centro de Memória Digital da AFPESP

  • Você está aqui: Home / CMDA AFPESP
AFPESP
AFPESP
Carregando slider
x

Menu

Navegue por todo o site e encontre tudo que você precisa de maneira rápida e simples!

1 de 6
x

Navegue pelas fases

Conheça as fases e saiba tudo que aconteceu nesse período

5 de 6
x

Navegue pelas fases

Conheça as fases e saiba tudo que aconteceu nesses período

6 de 6

Desafios, Resiliência e Avanços Álvaro Gradim 2019-2021

Fase 5
2019 | 2021

INTRODUÇÃO DA FASE

Esta fase da história da Associação segue alguns contextos das demais fases, como os movimentos constantes de representação político-associativa – momentos em que a Diretoria Executiva e Conselheiros se posicionam em demandas que interferem diretamente nos direitos dos servidores públicos. Nesse tópico, elencam-se, também, os variados instantes de relacionamentos com políticos e demais autoridades para as reflexões e debates necessários ao bom funcionamento do serviço público. Não se pode apresentar este momento histórico da Associação sem se referir a um dos desafios mais prementes que alcançou o mundo: a pandemia provocada pelo coronavírus. Essa situação exigiu atuações responsáveis e precisas para preservar os patrimônios financeiro e associativo; não foi – nem está sendo – tarefa fácil. Apesar dos pesares, a expansão patrimonial da AFPESP foi pauta sempre bem cuidada – reformas de instalações, aquisições e inaugurações de unidades estiveram em destaque. Algumas novidades vão ser apresentadas em nossa linha do tempo desta fase, evidenciando o aspecto de modernidade e do bom gerenciamento de práticas alinhadas com o tempo em que nos encontramos. É o caso da referência às novas tecnologias, vistas nos contextos da renovação dos meios de comunicação, bem como o do desenvolvimento de processos e sistemas de funcionamento mais eficiente do trabalho da AFPESP. Aqui, desponta-se, ainda, uma preocupação mais profissional e eficaz da compreensão da importância dos temas do meio ambiente como mecanismo de solidez institucional.Por fim, verificamos neste período um desenvolvimento intenso e constante de ações sociais, através de campanhas variadas, beneficiando um número expressivo de instituições.

Diretoria Executiva – 2019/2021 Álvaro Gradim – presidente

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Dr. Gradim fez especializações em Pneumologia (Santa Casa de Ribeirão Preto), Medicina do Trabalho (Fundacentro/ Universidade de Ribeirão), Saúde Pública (Unicamp) e Gestão de Negócios em Saúde (Fund. Unimed/Faculdade de C. Médicas de Minas Gerais/MBA). Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto e na Secretaria Estadual de Saúde – DRS XII, na área de Tisiologia e Pneumologia Sanitária. Também foi médico nos hospitais São Lucas e São Lucas Ribeirânia (Ribeirão Preto), Unimed Ribeirão e consultório. Na Saúde Pública, ainda, foi diretor do Centro de Transplantes. Na AFPESP, participou de comissões e foi presidente do Conselho Deliberativo nos anos de 2014 e 2015.

Álvaro Gradim – Presidente da AFPESP (2019-2021)

 

2019

17 de abril de 2019 - Brasão da AFPESP

O brasão da AFPESP voltou a ser usado nas comunicações oficiais da Entidade com uma identidade visual nova que foi desenvolvida pelos profissionais do Departamento de Marketing da Associação, conforme explicação do Manual de Identidade Visual,

O escudo representa a união de classes em prol da defesa dos funcionários públicos e de todos os seus direitos. Acima da bandeira do estado, o nome da entidade aparece em destaque e por inteiro, favorecendo a leitura com uma fonte de curvas futuristas, trazendo mais leveza e fortalecimento da marca AFPESP. Abaixo da bandeira, destacam-se elementos altamente ilustrativos: tocha (simbolizando sabedoria); pena (escrita); e livro (registro da história). Em materiais comunicativos, surge uma representação escrita do símbolo: Com sabedoria, escreve-se uma história.

Compartilhe
Ler matéria completa

14 de maio de 2019 - Convênio é firmado com Hotel Niemeyer

No dia 14 de maio de 2019, o presidente Álvaro Gradim e o primeiro vice-presidente Antonio Sérgio Scavacini encontraram-se com o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (AOJESP), Mario Medeiros Neto, para assinarem um Termo de Convênio que concede aos associados da AFPESP benefícios nas diárias do Hotel Niemeyer, que é de propriedade da AOJESP.

Ler matéria completa

31 de maio de 2019 - Unidade de Lazer é reaberta

A Unidade de Lazer AFPESP Moinho Velho Monte Verde foi reaberta no dia 31 de maio de 2019, a partir de melhorias em sua infraestrutura geral e nas acomodações.

Ler matéria completa

29 de junho de 2019 - Arraiá AFPESP

A Unidade de Lazer Serra Negra mudou o seu cenário para receber 4.000 associados para muita dança, comida típica e brincadeiras, na realização do tradicional Arraiá AFEPSP.

Ler matéria completa

6 de julho de 2019 - Patrono é consignado para a Unidade de Lazer Campos do Jordão

No dia 6 de julho de 2019, o presidente da diretoria executiva da AFPESP, Álvaro Gradim, o presidente do Conselho Deliberativo, Ruy Galvão Costa, e o conselheiro vitalício Edison Pinceli compareceram ao Salão de Convenções da Unidade de Lazer Campos do Jordão.

Na ocasião, desenvolveu-se a realização do descerramento de placa comemorativa que leva o nome de Victor José de Carvalho, fundador da AFPESP, o patrono da unidade. A indicação do patrono foi uma proposição feita pelo conselheiro vitalício Edison Pinceli durante Reunião Extraordinária Conjunta dos Órgãos Diretivos da Entidade realizada no dia 27 de abril de 2018.

Compartilhe
Ler matéria completa

6 de julho de 2019 - Abertura do 5º Festival de Inverno da AFPESP, na Unidade de Campos do Jordão.

Durante os fins de semana do mês de julho de 2019, a Unidade recebeu a programação da 5ª edição do Festival de Inverno da AFPESP, integrando as atividades do 50º Festival de Inverno da cidade.

Ler matéria completa

5 de agosto de 2019 - Diretoria da AFPESP na luta pelo Iamspe

No dia 5 de agosto de 2019, o presidente da diretoria executiva da AFPESP, Álvaro Gradim, a diretora econômico-financeira, Elza Barbosa da Silva, e os conselheiros vitalícios Nivaldo Campos Camargo e Meire Eveli Tamen reuniram-se com o superintendente do IAMSPE.

A reunião com o superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), o doutor Wilson Pollara, objetivou debates sobre a atual situação do Iamspe e as medidas a serem tomadas para uma oferta de melhor atendimento a seus beneficiários.

Compartilhe
Ler matéria completa

13 de agosto de 2019 - Associação analisa projeto de energia solar

A Diretoria Executiva inicia estudo sobre sistemas alternativos de energia elétrica com o objetivo de reduzir custos. No dia 13 de agosto de 2019, representantes de empresas de comercialização de energia apresentaram estudo preliminar para projeto de geração e distribuição de energia solar fotovoltaica.

Ler matéria completa

29 de agosto de 2019 - Frente Parlamentar em defesa do Iamspe é relançada

A Frente Parlamentar em Defesa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foi relançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no dia 29 de agosto de 2019, com participação da diretora Econômico-Financeira da AFPESP, Elza Barbosa da Silva, e os conselheiros: Fátima Aparecida Carneiro, Edna Pedroso de Moraes, Haydée Santos Galvão Mello, Leda Regina Machado de Lima, Meire Eveli Tamen, Eduardo Pereira de Quadros Souza e José Luiz Rocha.

Ler matéria completa

6 de setembro de 2019 - Prefeitura da Estância de Ibirá apoia iniciativas da AFPESP

O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, e o então coordenador de Meio Ambiente, Romeu Benatti Júnior, estiveram na Prefeitura da Estância de Ibirá no dia 6 de setembro de 2019 para estreitar relacionamento com o prefeito do município, Edvard Alberto Colombo. A reunião rendeu diversas iniciativas que benefi­ciarão a todos que se hospedam na região.

Ler matéria completa

26 de setembro de 2019 - Representantes da AFPESP se reúnem com a deputada Bebel

No dia 26 de setembro de 2019, a diretora Econômico-Financeira da AFPESP, Elza Barbosa da Silva, a coordenadora de Associativismo, Lizabete Machado Ballesteros, e as conselheiras Leda Machado de Lima e Haydée Santos Galvão Mello estiveram no gabinete da presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe), Professora Bebel, com o objetivo de informar sobre as ações que a AFPESP vem realizando em favor do Iamspe e buscar apoio da deputada para a aprovação do Projeto de Lei Complementar – PLC no 52/2018.

Ler matéria completa

14 de novembro de 2019 - Realização do Show do Servidor Público, com a apresentação das bandas Jota Quest e Titãs.

Realização do Show do Servidor Público, com a apresentação das bandas Jota Quest e Titãs. Mais de 4 mil pessoas estiveram presentes no Unimed Hall, acompanhando o show em homenagem ao Servidor Público.

Ler matéria completa

29 de novembro de 2019 - Unidade de lazer em Amparo é reinaugurada

No dia 29 de novembro de 2019, a Unidade de Lazer AFPESP Amparo foi reinaugurada com o simbólico ato de desenlace de fita, realizado pelo presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, e pelo prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vital Jacob. Logo a seguir, juntaram-se aos dois o presidente do Conselho Deliberativo, Ruy Galvão Costa; o vice‑ -presidente do Conselho Fiscal, Luiz Sérgio Schiachero; e o conselheiro vitalício Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva para o descerramento de placa de reinauguração da unidade.

Ler matéria completa

06 de dezembro de 2019 - Inauguração da Unidade de Lazer de São Lourenço

A AFPESP inaugurou nova Unidade de Lazer na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais, naquele momento a primeira pet friendly da entidade.

Em seu discurso no evento de inauguração, o presidente da Diretoria Executiva (Triênio 2019 a 2021), Álvaro Gradim, agradeceu o apoio de todos os envolvidos para concretização de mais esse marco na história.
Em uma excelente localização, a unidade conta com 91 quartos, sala de jogos, piscina climatizada, diversas atrações próximas, além de permitir a hospedagem com gatos ou cachorros de pequeno porte.

Compartilhe
Ler matéria completa

18 de dezembro de 2019 - Espetáculo de Ballet

A Coordenadoria de Educação e Cultura realizou a edição de 2019 do tradicional espetáculo de Ballet, com apresentação do evento “Branca de Neve e a Raiz da Maldade”, no Teatro Santo Agostinho, São Paulo.

Link para vídeo do espetáculo, constituinte do programa Festival de Ballet: Assista ao vídeo

Ler matéria completa

20 de dezembro de 2019 - Unidade de lazer em Peruíbe é reinaugurada

Depois de passar por reforma, a Unidade de Lazer AFPESP Peruíbe I foi reinaugurada no dia 20 de dezembro de 2019, com o desenlace de fita realizado pelo presidente da Diretoria Executiva, Álvaro Gradim.

Participaram, ainda, da solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo, Ruy Galvão Costa; o representante do Conselho Fiscal, Dalmar Cassapula; e o coordenador das unidades de lazer, Antonio Arnosti. Na sequência, o vice-prefeito de Peruíbe, André Luiz de Paula, juntou-se a Álvaro, Ruy e Dalmar para o tradicional descerramento de placa da unidade.

Compartilhe
Ler matéria completa
2020

20 a 24 de janeiro de 2020 - Trovadores Urbanos e Coral da AFPESP se apresentam na Sede Social

Organizado pela Coordenadoria de Educação e Cultura da AFPESP, em comemoração aos 466 de anos da cidade, o evento com shows especiais aconteceu entre 20 e 24 de janeiro, sempre das 12h30 às 13h30, na Sede Social da entidade.

Durante a abertura do último dia de evento, o Presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, agradeceu a presença de todos e acrescentou: “Esta é uma simples homenagem da AFPESP, que também faz parte da história da cidade, e de seus associados para São Paulo, que tanto acolhe as pessoas. É emocionante para todos e, com certeza, uma linda forma de agradecer tudo o que São Paulo nos oferece no cotidiano. Apesar de não ser paulistano, levo a cidade no coração. Parabéns, São Paulo. Parabéns, AFPESP.”
O evento de encerramento contou com a participação especial do Coral da AFPESP, regido pela maestrina, Amarílis Cid Coev Pefi, com a companhia do pianista e arranjador, Rogério Pefi, cantando juntos grandes sucessos, como: “São Paulo, São Paulo” (Premeditando o Breque – Premê), “Sinfonia Paulistana” (Billy Blanco) e “Trem das onze” (Adoniran Barbosa).
Assista ao vídeo desta última apresentação na íntegra em nosso canal no YouTube (AFPESP Oficial): Assista ao vídeo
Registro da Folha do Servidor Público no formato digital: Veja

Compartilhe
Ler matéria completa

Agosto de 2020 - AFPESP adequa-se à nova Lei Geral de Proteção de Dados

Independentemente da decisão do Senado de antecipar a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Diretoria Executiva da AFPESP já está trabalhando no sentido de se adaptar à nova norma. Veja a notícia

Ler matéria completa

28 outubro 2020 - Servidores públicos foram os maiores heróis da pandemia de Covid-19

O dia do Servidor Público, celebrado neste dia 28 de outubro (2020), terá significado ainda mais especial neste ano de 2020, marcado pela pandemia global de Covid-19. Afinal, foram - e ainda são- os servidores públicos os responsáveis por manter em funcionando serviços essenciais durante a pandemia, como segurança, educação, limpeza pública e, principalmente, a saúde. O termo “serviços essenciais” nunca esteve tão bem representado como em 2020.

AFPESP lança série de entrevistas em homenagem ao Dia do Servidor Público
A AFPESP acompanhou o dia a dia de servidores públicos que foram impactados pela pandemia do novo coronavírus, seja porque estão na linha de frente do combate à doença ou porque se reinventaram profissionalmente para continuar servindo à população, e produziu vídeos de homenagens. Veja a notícia

Links da homenagem abaixo:
Assista ao vídeo
Assista ao vídeo
Assista o vídeo
Assista ao vídeo
Assista ao vídeo

Compartilhe
Ler matéria completa

05 nov. 2020 Inauguração – São José dos Campos e Taubaté

No aniversário, completado em 5 de novembro de 2020, foram entregues as duas novas unidades no Vale do Paraíba (São José dos Campos e Taubaté) além de terem sido oferecidos novos benefícios, com diversos parceiros.

Ler matéria completa

05 nov. 2020 - Novo logotipo comemorativo

Para celebrar suas nove décadas de história, a AFPESP apresentou um novo logotipo, desenvolvido pelo Departamento de Marketing e Comunicação. O design foi pensado para unir tradição e contemporaneidade, principais marcas da AFPESP.

Sob o slogan “Nove décadas de história ao lado dos servidores públicos”, o novo logotipo apresentou, em um dos lados, a figura o brasão clássico da entidade, com os símbolos que remetem à sabedoria, à escrita e à história. Do outro lado, a “atualidade”, representada por traços modernos nas cores da marca oficial, que inspiram a ideia de uma página em movimento, e cuja abertura revela o marco histórico dos 90 anos. Outra influência importante no novo design é o Jubileu de Álamo, que representa a celebração dos 90 anos com a figura de uma árvore que está sempre se renovando em meio às adversidades.

Compartilhe
Ler matéria completa
2021

04 de janeiro de 2021 - Afpesp lança logotipo comemorativo aos 90 anos de fundação.

Para acessar reportagem sobre o logo comemorativo Clique Aqui

Ler matéria completa

28 de janeiro de 2021 - Eleição para Mesa Diretora do Conselho Deliberativo foi, pela primeira vez, eletrônica

No dia 28 de janeiro de 2021, os conselheiros da AFPESP votaram nos candidatos à Mesa Diretora do Conselho Deliberativo por meio do Sistema de Votação Tafner. “Em 89 anos de história, esta foi a primeira eleição on-line da AFPESP. A inovação foi impulsionada pela nova realidade que a pandemia da Covid-19 trouxe”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo César Corrêa Borges. Veja a Notícia

Ler matéria completa

01 março 2021 - AFPESP distribui publicação com o Balanço da Gestão 2019-2020 e Perspectivas 2021

No ano em que completa o seu 90º aniversário, a AFPESP está distribuindo para os seus associados, por meio de postagens via Correios, a publicação Balanço da Gestão 2019-2020 e Perspectivas 2021. O objetivo é mostrar, com transparência nos números e fidelidade aos fatos, o que foi realizado pela atual gestão (Diretoria Executiva – Presidente Álvaro Gradim) nos primeiros anos de administração e o que ainda está sendo planejado para este ano, quando será finalizado o triênio 2019-2021. Veja a Noticia

Assista o vídeo “Palavra do Presidente Especial”

Ler matéria completa

16 de março de 2021 - Assinatura de convênio com o IAMSPE para atendimento no ambulatório médico da AFPESP

A AFPESP também está cada vez mais atenta ao bem-estar dos associados, como mostra a reportagem sobre o ambulatório médico, localizado na sede da Associação. O novo convênio com o IAMPSE, assinado em março de 2021, é um dos inúmeros benefícios desenvolvidos pela Coordenadoria de Saúde. Dessa forma, o associado pode realizar consultas no ambulatório da AFPESP e receber uma guia para a realização de exames na rede conveniada ao IAMPSE, tudo de forma gratuita.Veja a Notícia

Ler matéria completa

24 mai. 2021 - Unidade de Lazer AFPESP Socorro reabre com grandes melhorias

A partir do dia 24/5 associados e dependentes puderam conhecer as recentes melhorias da Unidade de Lazer AFPESP Socorro. O empreendimento foi reaberto ao público com mais segurança, conforto e modernidade.Veja a Notícia

Ler matéria completa

19 de junho de 2021-Inauguração da Unidade de Lazer Peruíbe II

Mais recente empreendimento da AFPESP, a Unidade de Lazer Peruíbe II está disponível para os associados e seus dependentes. Na cerimônia de inauguração, em 19 de junho de 2021, a Diretoria Executiva comentou os principais destaques da novidade. A unidade dispõe de 40 apartamentos e área de lazer completa, com piscina, bar, quadra de beach tennis, academia ao ar livre e muito mais.

Reportagem na íntegra veja

Live da inauguração veja

Ler matéria completa

02 de agosto de 2021 - Unidade de Lazer Areado retoma as atividades

A Unidade de Lazer AFPESP Areado foi reaberta em 2 de agosto de 2021. Os associados com reserva encontraram um espaço completamente renovado, com mais segurança e conforto nos ambientes. O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, acompanhou a reabertura, que contou com a presença do prefeito de Areado, Douglas Moreira.

Veja a notícia

Assista ao vídeo

Ler matéria completa

22 setembro 2021- Incêndio em Ibirá atinge área verde da Fazenda da AFPESP

Um incêndio de grandes proporções atingiu o município de Ibirá e oito cidades vizinhas no dia 22 de setembro de 2021. O fogo se espalhou por regiões de mata próximas à unidade de lazer da AFPESP e alcançou a Fazenda Ibirá, propriedade da associação que está em reforma e deve ser inaugurada em breve.

Ao todo, 13 hectares de vegetação nativa sofreram danos, sendo cinco deles totalmente destruídos. A Coordenadoria de Meio Ambiente iniciou um plano de longo prazo para recuperação das áreas afetadas. O objetivo é revitalizar a flora e fauna local perdidas.
Veja a noticia

Compartilhe
Ler matéria completa

29 setembro 2021 - Inauguração da Unidade de Guarulhos

A região de Guarulhos tem 7.563 associados da AFPESP, destacando-se o município de Guarulhos, com 4.099 associados. A Regional atende os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Itaquaquecetuba, Guararema, Santa Isabel, Biritiba Mirim e Salinópolis.

Veja a notícia

Ler matéria completa

04 outubro 2021- A Unidade de Lazer AFPESP Monte Verde reabriu as portas para os associados

Em 4 de outubro de 2021, a Unidade de Lazer AFPESP Monte Verde reabriu as portas para os associados. Várias benfeitorias deixaram o espaço ainda mais agradável, especialmente no que se refere ao aspecto visual. Um projeto paisagístico revitalizou a área externa, dando mais vida aos jardins da unidade, com flores de diversas espécies, e todo o telhado dos chalés foi reparado e pintado; o trabalho de reforma se estendeu-se às paredes da unidade.

Veja a notícia

Ler matéria completa

14 outubro 2021- Inauguração da Unidade de São Bernardo do Campo

Membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e associados se reuniram hoje, 14 de outubro de 2021, na Rua Rio Branco, no centro de São Bernardo do Campo, para a inauguração de mais uma unidade regional da AFPESP.

A partir do dia 22 de outubro de 2021, associados do município e de cidades próximas –Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – poderão utilizar os serviços oferecidos na regional.

Veja a reportagem na íntegra

Compartilhe
Ler matéria completa

22 outubro 2021- Evento de comemoração aos associados com 50, 60 e 70 anos de associativismo, realizado na cidade de Santos.

Assista a live do evento

Ler matéria completa

25 de outubro de 2021- Unidades de Lazer Appenzell e Saha, em Campos do Jordão, são reabertas

As Unidades de Lazer Appenzell e Saha, em Campos do Jordão, reabriram no dia 25 de outubro. Fechados desde março do ano passado, por causa da pandemia, os locais passaram por melhorias e, agora, oferecem ainda mais conforto e bem-estar aos associados.

Veja a Noticia na íntegra

Ler matéria completa

Representação Político-Associativa

Presidente da AFPESP participa de reunião na sede da OAB em defesa da Previdência Social

No dia 29 de abril de 2019, o presidente Álvaro Gradim participou de reunião na sede da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) SP para firmar apoio mútuo entre entidades de classe comprometidas com os debates sobre a reforma previdenciária.

Folha do Servidor anuncia participação da Presidência em reunião na OAB.

Dia 9 de maio de 2019

No dia 9 de maio de 2019, a AFPESP filiou-se à Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), na congregação de forças para as lutas em defesa do serviço público.

Registro fotográfico da filiação da AFPESP à CNSP.

A.3 – Diretoria econômico-financeira representa AFPESP em Brasília

No dia 14 de maio de 2019, a convite do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP), a diretora econômico-financeira Elza Barbosa da Silva e a conselheira Leda Regina Machado de Lima participaram de reunião na qual foram apresentadas e discutidas três propostas de emenda à Constituição no 6, de 2019: exclusão da contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas; manutenção do atual critério de atribuição de pensões; e exclusão da tabela progressiva das contribuições previdenciárias. Em seguida, já na Câmara dos Deputados, em Brasília participaram do Encontro de Economistas em Defesa da Previdência Social e Contra a PEC 6/2019.

Folha do Servidor anuncia participação da diretoria econômico-financeira em reunião em Brasília.

Presidente da AFPESP apoia Pública

Em comemoração aos quatro anos de Pública – Central do Servidor – foi realizado debate sobre a Reforma da Previdência e os ataques aos serviços públicos no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no dia 2 de agosto de 2019. O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, que participou da sessão solene, confirmou seu apoio à Pública – Central do Servidor – e expôs a precarização dos serviços de saúde.

Folha do Servidor publica coluna sobre debate de apoio à Pública

5 de agosto de 2019 – Diretoria da AFPESP na luta pelo Iamspe

No dia 5 de agosto de 2019, o presidente da diretoria executiva da AFPESP, Álvaro Gradim, a diretora econômico-financeira, Elza Barbosa da Silva, e os conselheiros vitalícios Nivaldo Campos Camargo e Meire Eveli Tamen se reuniram com o superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), Wilson Pollara, a fim de buscarem medidas a serem tomadas para oferecer melhor atendimento aos servidores públicos.

16 de agosto de 2019 – Comissão Especial discute reforma do Estatuto Social da AFPESP

Comissão Especial Mista integrada por Luiz Manoel Geraldes, Yassuo Suguimoto, Glória Della Monica Trevisan, Lizabete Machado Ballesteros, Antonio de Jesus da Silva, Edison Pinceli e Antonio Luiz Pires Neto se reuniu no dia 16 de agosto de 2019 para discutir anteprojeto da reformulação do Estatuto Social, que será submetido em breve ao grupo revisor, constituído por Antonio Sérgio Scavacini, Thais Helena Costa, Cassio Juvenal Faria, Nivaldo Campos Camargo e Luiz Sérgio Schiachero.

Folha do Servidor anuncia a discussão de reforma do Estatuto Social da AFPESP.

AFPESP recorre a senadores em defesa dos direitos dos servidores públicos

No dia 26 de agosto de 2019, o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim enviou ofício para o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, solicitando apoio à exclusão do parágrafo 9º do artigo 39 da Constituição Federal, que foi inserido pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 6, de 2019.

Fac-símiles do ofício encaminhado ao Presidente do Senado e respectiva resposta.

Folha do servidor já anunciava, anteriormente, os principais pontos da PEC 6/2019.

Mosap e Senado na rota do Associativismo

A coordenadora de Associativismo da AFPESP, Lizabete Machado Ballesteros, participou de debate sobre a reforma da Previdência durante Reunião Ordinária do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), realizada no dia 27 de agosto de 2019.

Folha do Servidor anuncia participação da AFPESP no debate com o MOSAP.

Representantes da AFPESP vão a Brasília

O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, e a coordenadora de Associativismo, Lizabete Machado Ballesteros, participaram de reunião do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) no dia 17 de setembro de 2019, em Brasília, em visita a Senadores para solicitar apoio a demandas dos servidores públicos.

Folha do Servidor anuncia participação da AFPESP na reunião do MOSAP.

Representantes da AFPESP participam de audiência na ALESP

No dia 4 de outubro de 2019, a coordenadora de Associativismo da AFPESP, Lizabete Machado Ballesteros, participou de audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião, os deputados Carlos Giannazi e Coronel Telhada discursaram contra o Projeto de Lei n. 899/19.

Folha do Servidor anuncia a participação da AFPESP na audiência pública contra o PL 899/19.

SPPrev é tema de audiência pública

No dia 4 de novembro de 2019, a coordenadora de Associativismo da AFPESP, Lizabete Machado Ballesteros, participou de audiência pública realizada no auditório Dom Pedro I, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em que se debateram temas e discussões sobre a SPPrev.

Folha do Servidor anuncia a participação da AFPESP em audiência de debates sobre a SPPrev.

Contra a PL 80/2019

Nos dias 26 de novembro e 2 de dezembro de 2019, a coordenadora de Associativismo da AFPESP, Lizabete Machado Ballesteros, participou de reuniões na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para discutir apoios de deputados contra o Projeto de Lei Complementar 80/19 e PEC 18/19.

Folha do Servidor anuncia a participação da AFPESP, em 26 de novembro, em debates contra o PL 80/19.

A AFPESP assina manifesto em defesa do serviço público

No dia 11 de novembro de 2019, o presidente da Pública, José Gozze, organizou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, realizado no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o apoio do deputado Carlos Giannazi. Após o evento, foi divulgado o “Manifesto da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público”, assinado por dezenas de entidades, dentre elas a AFPESP.

Folha do Servidor anuncia o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público.

AFPESP lamenta aprovação da reforma estadual da Previdência

No dia 12 de fevereiro de 2020, depois de protocolar ofício no Palácio dos Bandeirantes, solicitando audiência com o governador João Doria, o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, e representantes de outras 39 entidades de classe foram recebidos pelo secretário da Casa Civil, Antonio Carlos Malufe, que ouviu as solicitações dos presentes para alterações nos pontos mais sensíveis do texto da reforma da Previdência enviado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Captura de tela da Folha do Servidor Público digital informa encontro das entidades para discussão da Reforma da Previdência.

PEC 18/2019

No dia 18 de fevereiro de 2020, os membros da Diretoria Executiva da AFPESP reuniram-se com o presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (AFRESP), Rodrigo Keidel Spada; a diretora de Aposentados da AFRESP, Rita de Cassia Garcia; e a diretora de Previdência da AFRESP, Julia Hideco Serikava, na Sede Social, para discutir sobre os impactos das propostas da reforma estadual da Previdência, além de trocar experiências no âmbito administrativo. Até então, a votação da PEC 18/2019 no Legislativo estava suspensa por duas liminares. Mas elas caíram na tarde desse dia. À noite, quase instantaneamente, a proposta de emenda foi a plenário na Alesp. Com 57 votos, o texto base da reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno. Passado o Carnaval, no dia 2 de março de 2020, o presidente da Alesp, Cauê Macris, convocou novamente sessão extraordinária para votação em segundo turno da PEC, que foi aprovada com 59 votos a favor e 32 contra, antes da realização de reuniões que já tinham sido agendadas com representantes dos servidores públicos do estado de São Paulo para o mesmo dia. “É grave que o governo de São Paulo e seus aliados no Legislativo tenham ignorado, mais uma vez, os apelos das entidades representativas do funcionalismo público paulista. Apesar dos nossos esforços, o governo estadual escolheu se fechar ao diálogo e aprovar uma proposta extremamente danosa para cerca de 600 mil servidores paulistas”, posicionou-se Álvaro Gradim.

Registro fotográfico da reunião do dia 18 de fevereiro de 2020, entre membros da Diretoria Executiva da AFPESP e o presidente da AFRESP, Rodrigo Keidel Spada.

Presidente da AFPESP diz que frase de Guedes é leviana e fora da realidade

No dia 27 de abril de 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “servidor público não pode ficar em casa, com geladeira cheia, enquanto brasileiros perdem emprego”. A declaração foi contestada pelo presidente da AFPESP e pneumologista Álvaro Gradim, que salientou: “A afirmação é improcedente, deslocada da realidade e leviana”. Representante dos servidores públicos, Álvaro lembrou que são os funcionários da União, dos estados e dos municípios que estão na linha de frente da sociedade na luta contra o novo coronavírus. São os profissionais da saúde, de hospitais e unidades de atendimento, policiais civis e militares, bombeiros, garis, coletores de lixo, pessoal de retaguarda que mantêm os sistemas funcionando, equipes dos institutos médicos-legais, professores e pesquisadores das universidades públicas — dentre eles os que tiveram bolsas de pós-graduação suspensas este ano e que estão trabalhando de graça em busca de respostas científicas.

Captura de tela da Folha do Servidor Público digital noticia indignação do Presidente da AFPESP quanto à manifestação do ministro da Economia.

AFPESP e PLC defendem prorrogação de novas alíquotas previdenciárias

No dia 13 de maio de 2020, a AFPESP, por meio de seu presidente, Álvaro Gradim, enviou ofício ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), solicitando que o prazo para aplicação de novas alíquotas previdenciárias de contribuição dos servidores públicos no estado de São Paulo seja prorrogado, passando a valer a partir do dia 1° de janeiro de 2021. De autoria do deputado Carlos Gianazzi, o Projeto de Lei Complementar nº 8/2020, publicado no Diário da Assembleia, no dia 15 de maio, também defende a suspensão temporária da alíquota que está prevista pelos artigos 30 e 31 da Lei Complementar nº 1.354, de 06 de março de 2020.

AFPESP move ação contra lei previdenciária

No dia 24 de junho de 2020, a Diretoria Executiva da AFPESP, por meio do departamento de Assessoria Jurídica, ingressou com ação no Tribunal de Justiça paulista, pleiteando a declaração de inconstitucionalidade dos artigos 30, 31 e 32 da Lei Complementar 1.354/2020, que dispõem sobre a progressividade das alíquotas de contribuição social dos servidores aposentados e da ativa e a possibilidade de criação de descontos extraordinários.

A entidade também é signatária de nota de repúdio divulgada por outras instituições representativas dos servidores públicos paulistas.

Nota de repúdio

A nota de repúdio ao Decreto nº 65.021/2020, de autoria do governador João Doria, é assinada por outras 31 entidades. O texto salienta: “Em um momento tão delicado quanto o de uma pandemia e após três anos sem nenhum reajuste salarial, é inaceitável que o governador jogue nas costas dos aposentados e dos pensionistas a responsabilidade das contas da Previdência do Estado. Tal medida prejudica de maneira desumana aqueles que estão entre os grupos mais afetados pela presente situação de calamidade pública. Após décadas de contribuição e dedicação ao serviço público, mais uma vez, servidores são atacados e penalizados pelo Estado que ajudaram a construir”.

Veja na íntegra a reportagem

Captura de tela da Folha do Servidor Público digital anuncia ingresso de ação da AFPESP.

19outubro2020 – Presidente da AFPESP fala sobre reforma administrativa na Rádio Trianon

Entrevista do presidente da AFPESP, Álvaro Gradim para a Rádio Trianon, de São Paulo, em que abordou principalmente a reforma administrativa do governo paulista, que afeta diretamente o servidor público do estado.

Veja na íntegra a reportagem na Folha do Servidor Público digital

Veja a entrevista

30 de abril de 2021 – Presidente da AFPESP defende trabalho dos servidores em ato solene na Alesp

O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, participou no dia 30 de abril, de um ato solene virtual da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Na ocasião, Gradim apoiou a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 22/2020, de autoria do deputado Carlos Giannazi, que também promoveu o ato solene.

Veja a noticia na íntegra

Assista a gravação do ato

18 de maio de 2021 – Câmara Municipal de Jundiaí faz moção de apoio ao PDL 22/2020 e ressalta atuação da AFPESP

O líder da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Faouaz Taha (PSDB), encaminhou documento ao presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, reconhecendo a ampla atuação em favor da causa. A entidade apoia o PDL 22/2020 e faz campanha pela aprovação junto aos deputados estaduais.

Veja a noticia na íntegra

25 de junho de 2021 – Presidente da AFPESP reforça união de entidades contra o confisco dos aposentados e pensionistas e a reforma administrativa

O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, reforçou a necessidade de união das entidades do funcionalismo contra o confisco dos aposentados e pensionistas no estado de São Paulo e a reforma administrativa do governo federal. “Desejamos, com as demais associações representativas dos servidores públicos, defendê-los dos descalabros que o Poder Público indistintamente vem causando.”

Veja a noticia na íntegra

Vídeo transmitido pela TV Alesp

10 de agosto de 2021 A AFPESP participou de videoconferência, promovida pelo presidente da Central Pública

José Gozzi, para, junto a outras entidades que representam servidores públicos, somar forças contra a reforma administrativa, proposta pelo Governo Federal na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020.

Lançada no dia 17 de maio, a petição da AFPESP “Diga NÃO à reforma administrativa (PEC 32/2020) ultrapassou 60 mil assinaturas e segue angariando adesões via plataforma Change.org.

Veja a noticia na íntegra

Subprefeito da Sé faz reunião com Diretoria Executiva da AFPESP

Em 02 de setembro de 2021, o subprefeito da Sé, coronel Marcelo Vieira Salles, reuniu-se com a Diretoria Executiva da AFPESP. O encontro ocorreu na Sede Social da entidade, região central da capital paulista, e tratou de melhorias para os bairros do entorno.

Veja a noticia na íntegra

Registro fotográfico em que aparecem, em destaque, Álvaro Gradim, Presidente da AFPESP e seu 2º vice-Presidente, Luiz Manoel Geraldes, com o subprefeito Coronel Marcelo Vieira Salles.

Expansão Patrimonial

Diretores avaliam instalações e obras das Unidades de Lazer

O presidente, Álvaro Gradim, e o coordenador de Obras, Luiz Carlos Toloi Junior, iniciaram vistorias nas Unidades de Lazer da AFPESP, especialmente nas que estão com obras maiores em andamento como as Unidades de Peruíbe, Dois Córregos e a Fazenda Termas de Ibirá, marcando o início de gestão. “O objetivo da avaliação das Unidades de Lazer é para fazer uma nova programação do cronograma de trabalho, considerando todos os aspectos das reformas ou obras, garantindo a qualidade do resultado”, explicou o presidente Gradim.

Registro fotográfico de visita técnica às obras da unidade de Dois Córregos.

Reforma da Unidade de Lazer de Campos do Jordão está finalizada

A Unidade de Lazer da AFPESP de Campos do Jordão passou por reforma no período de 6 de março a 6 abril de 2019. As mudanças trouxeram melhorias tanto às áreas internas quanto às externas do complexo.

“Como membro da diretoria, tenho trabalhado nas reformas das nossas unidades para garantir acomodações e serviços de alto nível aos nossos associados. É de suma importância que os valores arrecadados com as hospedagens sejam utilizados em prol dos usuários que usufruem dos nossos serviços e no aperfeiçoamento do patrimônio”, destaca o presidente Álvaro Gradim.

Folha do Servidor anuncia finalização da reforma da unidade de Campos do Jordão.

Encontro com prefeito de Amparo oficializa projeto de ampliação de unidade

O presidente da AFPESP, Álvaro Gradim; o primeiro vice‑presidente, Antonio Sérgio Scavacini; o segundo vice‑presidente, Luiz Manoel Geraldes; o coordenador de Meio Ambiente, Romeu Benatti Junior; e o supervisor de Engenharia e Projetos, Eli Roberto de Oliveira, estiveram no Gabinete do prefeito de Amparo no dia 23 de julho de 2019 para oficializar o projeto legal de ampliação da Unidade de Lazer da AFPESP em Amparo.

Folha do Servidor publica matéria sobre a visita da AFPESP ao prefeito de Amparo.

AFPESP oficializa aquisição de imóvel em Bauru

No dia 1º de agosto de 2019, o presidente da diretoria executiva da AFPESP, Álvaro Gradim, e a diretora econômico-financeira, Elza Barbosa da Silva, assinaram a escritura pública de compra de imóvel vizinho à Unidade Regional de Bauru, a fim de ampliar a área externa da unidade.

Aquisição de imóvel é assinada

No dia 23 de outubro de 2019, todos os membros da Diretoria Executiva da AFPESP estiveram presentes na formalização da aquisição de imóvel de uso hoteleiro (Class Hotel São Lourenço), localizado na Via Ramon, 584, no bairro Monte Líbano, em São Lourenço, Minas Gerais, que se deu por meio da assinatura da escritura. Desde então, tiveram início as obras e medidas de adequação do imóvel para transformá-lo em uma nova unidade de lazer.

Registro fotográfico de reunião de formalização de aquisição de imóvel em São Lourenço.

Alvará é concedido para futuras unidades de lazer em MG

No dia 17 de dezembro de 2019, o presidente da Diretoria Executiva, Álvaro Gradim, esteve na Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde o prefeito Sérgio Azevedo, assinou o alvará de reforma e adequações para os dois hotéis que a AFPESP adquiriu na cidade (São Francisco e Lancaster). Com isso, fica autorizada a implantação dos projetos de reforma que transformarão os edifícios em uma nova unidade de lazer da AFPESP.

Folha do Servidor anuncia concessão de alvará em Poços de Caldas.

2020 – Cuidados e melhorias nas unidades da AFPESP não param

Durante a pandemia, as coordenadorias de Gestão Administrativa das Unidades Regionais, das Unidades de Lazer e de Obras da AFPESP continuam zelando pelo patrimônio dos associados.

Sede Social – A copa do 1º andar está sendo transformada em uma cozinha, com equipamentos mais modernos e melhor estrutura logística para atender aos diversos tipos de eventos realizados no pavimento. Já o 12º andar está em processo de impermeabilização do pavimento para regularização do prédio e por conta de exigências feitas pela Prefeitura de São Paulo. Ainda, também está sendo feita a retirada da cobertura.

Unidade de Lazer AFPESP Serra Negra – A renovação do documento Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que mantém a unidade regularizada de acordo com as normas de segurança contra incêndios foi emitida.

Unidade de Lazer AFPESP Guarujá – O retrofit do sistema de aquecimento a gás da unidade foi finalizado, com novos coletores solares, que garantem energia térmica limpa, renovável e não poluente (logo, sustentável), e certificação do In‑ metro e da Abrava, além do Selo Procel de Economia de Energia.

Unidade de Lazer AFPESP Monte Verde – Um projeto de melhorias estruturais, com recuperação de um muro e reconstituição de um moinho, está em vias de aprovação. Além disso, a manutenção periódica das unidades da AFPESP inclui o tratamento das piscinas e a limpeza dos jardins externos.

Unidade de Lazer AFPESP Maresias – O retrofit do sistema de aquecimen‑to a gás no Bloco E da unidade foi finalizado. Ele inclui o uso de boiler (reservatório térmico de água que, além de a aquecer, preserva sua temperatura) contra corrosão, o que proporciona maior durabilidade; e a obtenção de certificado emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Ainda, ele possui Selo Procel de Economia de Energia.

Unidade Regional AFPESP Marília – Melhorias e tratamento da pavimentação interna da unidade estão em andamento.

Unidade de Lazer AFPESP Termas de Ibirá – A piscina aquecida para adultos está recebendo cobertura retrátil, o que trará maior conforto aos hóspedes em qualquer estação do ano.

Unidade Regional AFPESP de Ribeirão Preto – A unidade está passando por adequação para abrigar uma nova sala de pilates. Também está em andamento nela a revisão dos vestiários masculinos e femininos.

Unidade de Lazer AFPESP Lindoia – Um projeto elétrico está em fase de revisão, além de já ter sido realizada nova entrada de energia, o que é fundamental para garantir a segurança pessoal e patrimonial e gerar economia de gastos.

Unidade Capital – A finalização de grande obra contou com a retirada de uma mureta na entrada da unidade, ampliando a área de manobra de veículos e passando a permitir a parada de ônibus de excursões, o que abre um leque de opções de programação para associados do interior ao visitarem a capital de São Paulo.

Captura de tela da Folha do Servidor Público digital anuncia as benfeitorias.

Qualidade e segurança marcaram gestão de unidades de lazer em 2020

De janeiro a outubro deste ano (2020), 1.430 benfeitorias e manutenções concluídas em 22 ULs da AFPESP garantiram o padrão de qualidade da entidade e a segurança de associados e colaboradores, inclusive durante a pandemia

A AFPESP cuidou e investiu como nunca em seu patrimônio em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19, acentuada entre os meses de março e junho, quando a entidade teve que sus‑ pender o atendimento presencial aos associados. De janeiro até outubro de 2020, foram concluídas 1.430 benfeitorias – que compreendem obras feitas para conservação, melhoria ou embelezamento das unidades de lazer em Amparo, Areado, Avaré, Campos do Jordão (inclusive Appenzell e Saha), Caraguatatuba, Guarujá, Itanhaém, Lindoia, Maresias, Monte Verde, Peruíbe, Poços de Caldas, São Lourenço, São Pedro, Serra Negra, Socorro, Termas de Ibirá e Ubatuba, além da Unidade Capital e do Clube de Campo Vinhedo – e manutenções (de elevadores, geradores, caldeiras, ares‑condicionados, imóveis, equipamentos e estações de tratamento de água e de esgoto, além de jardinagem; pintura e serviços de conservação e limpeza).

Benfeitorias – As principais benfeitorias concluídas em 2020 foram: a construção de estações de tratamento de esgoto nas Unidades de Lazer AFPESP São Pedro e Maresias; a reforma do novo almoxarifado da Unidade de Lazer AFPESP Caraguatatuba; a reforma das instalações elétricas da Unidade de Lazer AFPESP Socorro; a reforma dos chalés e a adequação da cabine primária – entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em média ou alta tensão para necessidades de carga acima de 75 kVA (quilovoltampere) – da Unidade de Lazer AFPESP Lindoia; o terraceamento – técnica agrícola e de conservação do solo – e reforma da cozinha da Unidade de Lazer AFPESP Serra Negra; a reforma do telhado da Unidade de Lazer AFPESP Itanhaém; a reforma geral da Unidade de Lazer AFPESP Appenzell; o retrofit – melhoria das instalações antigas e modernização dos espaços – da Unidade de Lazer AFPESP Peruíbe I; a reforma do acesso de veículos e do apartamento para pessoas com deficiência (PCD) da Unidade Capital; a reforma das instalações elétricas da Unidade de Lazer AFPESP São Lourenço e as construções de muro de arrimo, poço artesiano e sala de Tecnologia da Informação; a reforma geral e das instalações elétricas e a pintura da Unidade de Lazer AFPESP Monte Verde. Também há benfeitorias em andamento: a reforma na Unidade de Lazer AFPESP Areado; as construções de cobertura e muro de arrimo na Unidade de Lazer AFPESP Termas de Ibirá; o pedido de outorga de dois poços artesianos e a instalação de estação de tratamento de água na Unidade de Lazer AFPESP Itanhaém; o retrofit da Unidade de Lazer AFPESP Peruíbe II; e a construção de poços artesianos na Unidade de Lazer AFPESP São Lourenço.

Captura de tela da Folha do Servidor Público exibe matéria completa sobre as benfeitorias.

31mai2021 – Estrutura do solo da Unidade de Lazer Socorro é reforçada para garantir a segurança dos hóspedes

Antes de anunciar a reabertura da Unidade de Lazer AFPESP Socorro, no dia 24 de maio, a entidade realizou um trabalho criterioso de reforço do solo para garantir a segurança dos associados e familiares que nela se hospedam.

Veja a noticia na íntegra

Comunicação – Novas Mídias – Tecnologia

junho de 2019 – Edição 316 – Reformulação da Folha do Servidor

No último mês o jornal da AFPESP – Folha do Servidor – passou por uma reformulação e retorna de cara nova. Mudanças no formato, cores e editorias são visíveis na edição número 316 distribuída no mês de junho de 2019.

Além da versão impressa, distribuída gratuitamente aos associados, passou a ser disponível, também, a versão online Veja

Edição 324 (abril/maio 2020) Folha do Servidor Público

Início das edições digitais da Folha do Servidor Público

Captura de tela da capa da edição 324 da Folha do Servidor Público, do período de abril e maio de 2020, que inicia o formato exclusivamente digital

07 de outubro de 2020 – Lançamento – A Palavra do Presidente

O programa “A Palavra do Presidente”, uma nova comunicação da AFPESP com os associados, teve lançamento em 07 de outubro de 2020. Constitui-se mais um canal de informação e transparência dos projetos e ações voltados para engrandecer ainda mais a AFPESP.

Veja a noticia na íntegra

Assista ao vídeo

Edição 329 – março de 2021 – Folha do Servidor em formato digital

Com esta edição, há uma mudança total no formato da Folha do Servidor, que passa a ser exclusivamente digital e interativa.

Veja a noticia na íntegra

Edição 329, que marca o início da Nova Folha do Servidor. Veja

26 Fevereiro 2021 – Projeto de inovação tecnológica alcança a Associação, de uma maneira geral

O projeto de inovação tecnológica para atualização do ERP representa um grande avanço quanto às novas tecnologias voltadas ao planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning – ERP, nomenclatura em inglês, mais conhecida no Brasil por “Sistema de Gestão Empresarial”).

Veja a noticia na íntegra

Assista ao vídeo do presidente sobre o assunto

7 de maio de 2021 foi apresentado o novo portal AFPESP

Em 7 de maio de 2021 foi apresentado o novo portal AFPESP, implantado para levar cada vez mais informação de qualidade para os servidores públicos e associados da entidade. O atendimento digital também foi aprimorado, com o objetivo de melhorar a comunicação com os usuários.

Outra importante mudança ocorreu na página de notícias, que foi unificada. As reportagens passaram a ser separadas por categoria, oferecendo maior dinamismo e facilitando a leitura.

A Nova Folha do Servidor Público, em seu formato digital e totalmente interativo, também faz parte desse pacote de mudanças na maneira como a AFPESP tem procurado alcançar seus associados, sempre oferecendo maneiras mais dinâmicas e modernas de acesso à informação.

Acesso digital ao Portal AFPESP

AFPESP lança o seu mais novo canal de comunicação com associados

Começou em 21 de maio de 2021 o envio da newsletter semanal gratuita da AFPESP, Servidor em Pauta. Com um resumo das principais notícias relacionadas ao serviço público e informações da entidade, o novo canal de comunicação com associados e servidores faz parte do processo de Transformação Digital desenvolvido na gestão da atual Diretoria Executiva.

Veja a noticia na íntegra

15 de junho de 2021 – AFPESP lança podcast voltado para servidores públicos

Estreou em 15 de junho de 2021 o AFPESP Cast, o primeiro podcast da AFPESP. O novo canal de comunicação da associação tem a missão de trazer informações aprofundadas sobre o universo do funcionalismo público, principalmente no estado de São Paulo; economia e finanças; sustentabilidade; responsabilidade social; pesquisa e tecnologia; educação; política; cultura; saúde e o que acontece na AFPESP.

O primeiro episódio do AFPESP Cast contou com a participação de um dos coordenadores da área da saúde I da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Arnaldo Lopes Colombo, para responder à pergunta: o que os pesquisadores descobriram sobre o novo coronavírus?

Veja a noticia na íntegra

AFPESP CAST ACESSE

07 de julho de 2021 – Tecnologia de ponta já é realidade na maioria das unidades de lazer da AFPESP

O atendimento aos hóspedes na maioria das unidades de lazer da AFPESP está mais ágil e seguro. Atualmente, 16 delas contam com sistema de gerenciamento de hospedagens da Oracle, uma das principais empresas de tecnologia do mundo.

A inovação tecnológica foi implementada em Guarujá, Serra Negra, Ubatuba, Maresias, Caraguatatuba, Amparo, Campos do Jordão, Poços de Caldas, São Lourenço, Avaré, Termas de Ibirá, Itanhaém, Socorro, Peruíbe I, Peruíbe II e Unidade Capital.

Veja a noticia na íntegra

14 de julho de 2021 – AFPESP se adapta à Lei Geral de Proteção de Dados

Em vigor no país desde 15 de agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018) tem como principal objetivo garantir a transparência e a regulamentação no tratamento de dados pessoais.

Dessa forma, a fim de garantir a privacidade de informações relacionadas aos seus associados, a AFPESP está em processo de adaptação à LGPD. Todas as premissas para que os dados pessoais em poder da entidade sejam tratados com respeito e sigilo, de acordo com as normas legais, serão seguidas.

Veja a noticia na íntegra

REDES SOCIAIS

Nesta gestão, a AFPESP intensifica e organiza publicações nas principais redes sociais.

Facebook

https://www.facebook.com/afpesp.sao.paulo/

LinkedIn

https://www.linkedin.com/company/afpesp

Instagram

https://www.instagram.com/afpesp/

Twitter

https://twitter.com/AFPESP1

Meio Ambiente

AFPESP expande Coordenadoria de Meio Ambiente

As crescentes demandas por cuidados e atenção à legislação ambiental levaram a AFPESP a expandir a estrutura da Coordenadoria de Meio Ambiente, que desde o dia 14 de julho de 2020 conta com profissionais técnicos especialmente contratados.

Captura de tela da Folha do Servidor Público digital anuncia medidas que envolvem o Meio Ambiente.

10 março 2021 – AFPESP institui Política de Meio Ambiente na entidade

Compromisso com as mudanças climáticas, uso racional de recursos naturais e consciência sobre geração de resíduos. Essas são as três premissas básicas que norteiam a mais nova Política de Meio Ambiente da AFPESP, instituída recentemente e válida para todas as unidades da entidade.

Veja a noticia na íntegra

Vídeo com comentário do presidente da AFPSP a respeito das novas práticas sustentáveis da entidade. Veja o vídeo

Portaria que implanta a Política do Meio Ambiente da AFPESP. Veja

04junho 2021 – Atuação da AFPESP em favor da sustentabilidade repercute na imprensa

Um dos princípios da atual Diretoria Executiva é a preservação do meio ambiente e o cuidado com os recursos naturais. Esse propósito tem sido praticado na AFPESP, o que ganha cada vez mais repercussão na imprensa. Na Semana do Meio Ambiente, os trabalhos de catalogação da fauna no entorno de três unidades de lazer e a cessão de áreas para recomposição florestal foram destaque em portais de notícia.

O jornal ABC do ABC (*) enfatizou espécies de animais silvestres abordadas nas Unidades de Lazer Amparo, Serra Negra e Socorro, além do registro de árvores em Lindóia. “Nosso propósito é o de conhecer melhor as condições ecológicas das propriedades, visando preservar a natureza e garantir sua sustentabilidade”, observou Álvaro Gradim, presidente da entidade, ao veículo.

Já o Portal Dias Mais Sustentáveis (**) ressaltou a cessão gratuita de áreas para que empresas de diferentes setores que possuem um termo de recuperação ambiental realizem a recomposição de mata nativa e cumpram a exigência do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) quanto à Reserva Legal. O site de notícias ressaltou a atuação consciente da AFPESP.

Veja a noticia na íntegra

Veja a noticia na íntegra

Veja a noticia na íntegra

Setembro 2021 – Lago da Unidade de Lazer Serra Negra passa por repovoamento de peixes

Cercado por praias e cortado por rios, São Paulo é um dos lugares que oferecem esse tipo de lazer. Por isso, refletindo as características do estado, a Unidade de Lazer AFPESP Serra Negra conta com três lagos, sendo dois dedicados à pesca esportiva. O lago 2, central, está em funcionamento. Já o lago 1, o superior, está com atividades temporariamente suspensas, que devem ser liberadas em janeiro de 2022.

A fim de que tudo esteja em perfeitas condições para os associados, a Diretoria Executiva da AFPESP e o gerente da Unidade de Lazer Serra Negra, Eduardo Cervantes Guaiato, realizaram o repovoamento do lago 1 recentemente (setembro de 2021). Ao todo, 2.100 peixes foram colocados, das mais diversas espécies. Outras melhorias também foram realizadas no local.

Veja a noticia na íntegra

Assista o Vídeo

AFPESP celebra Dia do Meio Ambiente em 2021 com 90 ações sustentáveis

04 Junho 2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, tem um significado ainda mais especial em 2021 para a AFPESP. No ano em que completa 90 anos, a instituição está desenvolvendo 90 projetos de ações ambientais, um para cada ano de vida da associação. As interferências positivas no meio ambiente têm variadas dimensões, mas com um grande propósito: contribuir para que os próximos 90 anos sejam de abundância de recursos naturais e de restauração do ecossistema.

Conheça algumas ações de sustentabilidade praticadas pela AFPESP:

Preservação e catalogação da fauna nas ULs

Em levantamento para catalogação da fauna nas unidades de lazer, foram encontrados 849 animais de diversas espécies, entre aves e mamíferos, sendo 78 espécies na UL Amparo, 80 na UL Fazenda Ibirá, 108 na UL Serra Negra e 73 na UL Socorro. São calangos, sapos-cururus, capivaras, cachorros-do-mato, tico-ticos, joões-de-barro e tantos outros que vivem nas áreas de mata do entorno das unidades.

Preservação e catalogação da flora nas unidades de lazer

Na catalogação e avaliação da flora nas unidades de Lindoia, Amparo, Serra Negra e Socorro, foram identificadas 417 espécies, dentre elas a Araucária, Louro-pardo, Pau-brasil e tantas outras árvores, plantas e flores nativas.

Além do levantamento, foram realizadas análises com sugestões de melhorias que contribuam para a preservação da flora local.

Reciclagem

Em 2020, todos os prédios da AFPESP passaram a reciclar o lixo gerado. Os departamentos receberam lixeiras para separar os materiais; squeezes e canecas foram entregues aos funcionários para evitar o uso de descartáveis.

Sustentabilidade

Em uma ação para renovação da Folha do Servidor, um levantamento feito pela Coordenadoria de Meio Ambiente mostrou o impacto ambiental da versão impressa. Em 2019 foram impressas 2.580.175 cópias da Folha do Servidor, o que demandou o uso de 1.419 árvores eucaliptos.

A mudança para a versão totalmente digital da Nova Folha do Servidor gera um impacto positivo ao meio ambiente, pois não demanda mais o uso de recursos naturais.

Responsabilidade social por meio da reciclagem

Outra maneira de contribuir com a renovação do ecossistema é criar um novo destino para descartes do dia a dia. Essa é a proposta da campanha de arrecadação de lacres, tampinhas e cartelas vazias de comprimidos feita em todas as unidades regionais, unidades de lazer, sede social e prédios anexos da AFPESP. O montante será trocado por cadeiras de rodas para serem emprestadas a associados, dependentes e colaboradores necessitados.

Veja a noticia na íntegra

Poços artesianos da UL Termas de Ibirá reduziram 100% do consumo de água da rua

Atualmente, a Unidade de Lazer AFPESP Termas de Ibirá é abastecida com água originária de dois poços artesianos, que captam o recurso natural armazenado nos lençóis freáticos. A unidade ainda conta com abastecimento realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), mas apenas em casos excepcionais, como quando ocorre um pico de consumo ou períodos de manutenção dos poços.

“Os dois poços artesianos estão regularizados e abastecendo a unidade com água pura para o consumo humano, ou seja, com água potável, além do uso sanitário e para enchimento das piscinas”, disse Álvaro Gradim, presidente da AFPESP, que também reafirmou o compromisso da Diretoria Executiva com o meio ambiente e a gestão econômico-financeira da entidade.

Veja a noticia na íntegra

Ações Sociais

Nesta gestão, verificaram-se, na AFPESP, uma ocorrência bem destacada de organização de ações sociais. Foram movimentos que mostraram a capacidade de mobilização da AFPESP para as mais variadas ações beneficentes, de cunho social. Nestes movimentos, quase todos de caráter integrativo, notamos as participações essenciais da Coordenadoria de Eventos, da Coordenadoria Social e da Coordenadoria de Gestão Administrativa das Unidades Regionais, que encabeçavam a organização das programações.

Doações da campanha “Doe brinquedos, cultive sonhos” são entregues às crianças carentes

Veja a noticia das doações na íntegra

Outubro Rosa: AFPESP inicia nova campanha social

Veja na íntegra

ssociados mobilizam familiares e vizinhos a participarem de campanha da AFPESP que promove sustentabilidade e responsabilidade social

Veja na íntegra

Uniformes usados por funcionários da AFPESP são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade

Veja na íntegra

Campanha 90 anos de solidariedade da AFPESP é lançada para combater a fome

Veja na íntegra

Pandemia

Edição 324 – abril e maio/2020

EDIÇÃO QUE TROUXE AS NOTÍCIAS DO INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19, QUE VIRIA A EXIGIR UMA TOTAL REESTRUTURAÇÃO DA AFPESP

Os meses de março e de abril de 2020 foram cruciais para a AFPESP no que diz respeito a todo o processo de reestruturação administrativa, uma vez que a pandemia modificou o gerenciamento de todos os processos existentes na entidade.

Inicia-se um período de muito trabalho da Diretoria Executiva, tendo em vista cada particularidade dos mais diversos departamentos e programações de atendimentos aos associados.

De toda a dificuldade vivida no momento, sobressaíram-se a coragem, a determinação e o esforço de conduzir cada decisão no sentido de preservação dos patrimônios físico, financeiro e associativo da AFPESP

Edição 325 – junho e julho/2020

que mais precisam que a Diretoria Executiva da AFPESP promoveu uma campanha de solidariedade durante abril e maio. A hashtag #UnidosUmPeloOutro espalhou boas notícias pelas redes sociais e levantou mais de 100 mil reais até o fechamento desta edição. E eu quero que você, associado ou associada, que está lendo a Folha do Servidor Público neste momento e teve esse gesto de amor doando alguma quantia, receba minha eterna gratidão. Com sua ajuda, pudemos auxiliar profissionais informais que dependem do turismo nas cidades onde estão localizadas nossas unidades de lazer, profissionais de saúde que trabalham em hospitais dos servidores públicos estaduais e municipais e moradores de rua. Quero expressar, ainda, meu profundo agradecimento a todos os associados da AFPESP também pela compreensão e pelo apoio dado durante os dias em que as atividades e os serviços de nossa entidade estão suspensos por motivos de força maior. Esta edição da Folha do Servidor Público não terá versão impressa a fim de contribuir para a não propagação do novo coronavírus, já que dessa forma, eliminamos o manuseio de papel e outros insumos, além da operação logística com os Correios. Por fim, mas não menos importante, deixo minha homenagem aos profissionais de saúde que têm cuidado da população nestes tempos de pandemia (veja tirinha na página 18). Assim como Mary – que foi encarregada da enfermaria da maternidade onde nasceu Paul e mais tarde trabalhou como parteira domiciliar –, vocês são nossos verdadeiros heróis e heroínas. Muito obrigado e “let it be”.

09 fevereiro 2021 – Estratégia, inovação e resiliência foram os pilares da Diretoria Executiva em 2020

Em entrevista emblemática, o Presidente da AFPESP, faz um balanço de 2020 e levanta perspectivas para o ano de 2021.

Veja na íntegra

Assista à entrevista com o presidente da AFPESP, Álvaro Gradim, na íntegra

15 março 2021 – Fase vermelha: AFPESP suspende atendimento presencial na Sede Social e unidades regionais

Em virtude do Decreto nº 65.545/21 do Governo do Estado de SP, que classificou todo o estado na Fase Vermelha do Plano São Paulo, a AFPESP suspendeu o atendimento presencial na Sede Social e unidades regionais de 8 a 19 de março.

Veja na íntegra

15 março 2021 – Em razão da Fase Emergencial, AFPESP anuncia suspensão das hospedagens nas Unidades de Lazer

Em razão da determinação do Governo do Estado de SP de implantar a Fase Emergencial do Plano São Paulo, a AFPESP informou a suspensão das hospedagens em todas as unidades de lazer da instituição entre os dias 15 e 30 de março. A medida estendeu-se para todas as unidades localizadas no estado de São Paulo, além da de Poços de Caldas e São Lourenço, em Minas Gerais.

A AFPESP informou, na ocasião que a providência de realizar o cancelamento das reservas neste período, com isenção de multas relativas à quinzena citada.

Veja na íntegra

22 março 2021 AFPESP suspende atendimento presencial da Sede e Unidades Regionais

Medida anunciada pela entidade é válida entre os dias 15 e 30 de março de 2021.

Em virtude da decretação do Fase Emergencial do Plano São Paulo pelo governo estadual, a AFPESP prorrogou a suspensão do atendimento presencial na Sede Social, incluindo o restaurante, além de todas as Unidades Regionais.

Veja na íntegra

Capturas de tela da Folha do Servidor Público digital mostrando a evolução de informações sobre a organização da AFPESP em momentos diversificados da ocorrência da pandemia

Qual nota você dá ao Centro de Memória Digital da AFPESP?