Era do Desenvolvimento
Fase 2Iamspe: o plano de saúde dos servidores
Após incansável atuação da AFPESP, o governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, instituiu a Resolução nº 289, de 25 de abril de 1951, que integrou o então presidente de AFPESP, José de Araújo Luso Junior, na primeira Comissão de Assistência Médica e Hospitalar do estado de São Paulo, a qual funcionou junto ao Instituto de Previdência do Estado.
CBI: inauguração da sede própria
Inauguração do CBI – 05 de novembro de 1951
Construção e expansão da Colônia de Férias em Campos do Jordão
Mais um grande passo foi dado pela AFPESP, em 1952, com a fase embrionária da construção da Colônia de Férias em Campos do Jordão – que viria a ser uma das unidades de lazer mais concorridas e ampliadas ao longo da história da entidade.
Líder do Funcionalismo Público do Brasil
O então presidente da AFPESP, José de Araújo Luso Júnior , recebeu das mãos do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, o diploma “Líder do Funcionalismo Público do Brasil” por suas atuações constantes em relação às demandas da categoria dos servidores públicos.
AFPESP vence luta pelo direito a férias
Encabeçada há anos pela AFPESP, a luta pelo direito ao descanso remunerado de um mês foi vencida no dia 3 de fevereiro, quando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo decretou a Lei 6.050, que passou a conceder 30 dias de férias aos funcionários públicos.
Representação político-associativa conquista jornada de trabalho de 5 dias
No dia 5 de setembro, durante reunião com o presidente da AFPESP, José de Araújo Luso Júnior, o então governador de São Paulo, Joaquim Sylos, assinou o decreto nº 40.684, que estabeleceu a jornada de trabalho semanal de cinco dias para o funcionalismo público, suprimindo o expediente aos sábados nas repartições públicas do estado de São Paulo.
Pedra fundamental Sede Social
A construção da atual Sede Social da AFPESP, localizada na rua Bittencourt Rodrigues, 117, no centro de São Paulo, tem início no dia 16 de maio, com o lançamento da pedra fundamental do edifício, então denominado “Lar do Funcionário”.
Clube de Campo e Náutica de Guarapiranga
O terreno para construção do Clube de Campo e Náutica de Guarapiranga, às margens da represa de mesmo nome, no extremo sul da capital paulista, foi adquirido pela AFPESP. Ao longo dos anos, a instalação passou por várias reformas e ampliações, além disso, piscinas, quiosques com churrasqueiras, praças de esportes e playgrounds foram construídos, propiciando um local de descanso, encontro e diversão para os associados. Entre 2017 e 2018, o clube foi inativado e, atualmente, não pertence à associação.
Projeto de expansão das colônias de férias
A AFPESP iniciou, nesta década, uma fase de expansão, com estudos para a implantação de novas colônias de férias, ampliando a oferta de espaços de lazer, entretenimento e de serviços administrativos. Como parte desse movimento, no dia 5 de novembro de 1969 inaugurou sua primeira Colônia de Férias em Poços de Caldas, Minas Gerais.
AFPESP defende 13º salário para servidores
Durante os anos de 1970, um dos focos da representação político-associativa da AFPESP foi a batalha pelo pagamento do 13º salário (abono de Natal) aos quase 3 milhões de servidores públicos que trabalhavam nas esferas federal, estadual e municipal. A gratificação de Natal havia sido instituída por lei federal em 1962 para funcionários de empresas privadas.
1ª unidade regional da AFPESP
Projeto para descentralização da administração da AFPESP teve inicio com a inauguração, em agosto, da primeira delegacia regional da AFPESP em Campinas, que depois passaria a se intitular como unidade regional.
Funcionalismo público
O primeiro registro de participação da AFPESP em congressos e seminários voltados aos servidores públicos aconteceu neste ano. Inicialmente, esses eventos não foram idealizados pela associação, mas já contavam com o engajamento de diretores, conselheiros e de membros da presidência da AFPESP, o que acabou se mostrando decisivo para o desenvolvimento de temáticas em defesa dos direitos da classe.
Colônia de Férias em Amparo
Em novembro, o então governador de São Paulo, Laudo Natel, assinou o Termo de Compromisso de Concessão de Uso pela AFPESP do Recanto de Férias do parque Turístico da Bocanina, em Amparo, que faz parte do Circuito das Águas.
Nova Sede Social – Palácio Luso Júnior
No dia 5 de novembro, a AFPESP inaugurou sua nova Sede Social com 11 andares, denominada Palácio Luso Júnior, em homenagem ao então presidente executivo, José de Araújo Luso Júnior, que na ocasião afirmou ser esta conquista: “a semente de uma ideia grandiosa”.
Camping Estância de Lindóia
Localizado na cidade internacionalmente conhecida como “Capital Termal do País”, o Camping Estância de Lindoia foi entregue aos associados no dia 2 de julho. Lá os associados podiam desfrutar das fontes de águas radioativas, em local ideal para repouso e passeios ecológicos.