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Afirmação do Desenvolvimento.

Fase 3
1979 | 2000
1979

20 de julho de 1979 – instalação da então Delegacia Regional de Ribeirão Preto, cuja imóvel viria a ser adquirido em 1989.

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15 de dezembro de 1979 – inauguração da Biblioteca da unidade de Amparo

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1980

Ano de 1980 – Posicionamento da AFPESP acerca dos reajustes dos salários e vencimentos.

Nesse ano de 1980, em visita aos poderes públicos federais, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo deixa registrada sua posição de defender os problemas reivindicatórios dos servidores estaduais, notadamente acerca dos reajustes dos salários e vencimentos;

campanha amplamente defendida ao longo dessa gestão, com visitas constantes às esferas federais e divulgações na imprensa da real situação por que passava o funcionalismo público de São Paulo. Essa campanha foi marcada por atuações em que se verificou uma constância de firmes posicionamentos da AFPESP: a presidência autorizou uma publicação afirmando e demonstrando que o orçamento do Estado para o ano de 1981 contemplava situação aprazível para o reajuste dos funcionários, evidenciando a inércia do governo em relação ao tema; criticou, acidamente, a Secretaria da Fazenda, explanando a não obediência à desburocratização recomendada pelo então ministro Hélio Beltrão; manifestou-se, insistentemente sobre o percentual de aumento, afrontando-se com as propostas irrisórias do governo, por diversas ocasiões. O tema do reajuste do funcionalismo público vai acompanhar, notadamente, o desenvolvimento dessa gestão, levando a conquistas, que, se não foram as ideais, ilustraram bem o posicionamento da AFPESP de manter-se aguerrida frente aos interesses de seus associados.

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Abril de 1980 – Instalação, no saguão da Sede Social, de um Posto de Atendimento do IPESP (Instituto de Previdência do Estado)

Instalação, no saguão da Sede Social, de um Posto de Atendimento do IPESP (Instituto de Previdência do Estado), a atender demandas específicas relacionadas à questão da aposentadoria dos servidores públicos.

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12 a 16 de maio de 1980 – Realização do XII Congresso Nacional dos Servidores Públicos, em Goiânia, com participação expressiva da Diretoria da AFPESP.

A proposta de coesão vai acompanhar essa Diretoria, principalmente, no desenvolvimento de congressos e seminários, em que, além da busca de integração e unificação da classe, propiciou debates e reflexões sobre assuntos de reais interesses aos servidores. No período de 12 a 16 de maio de 1980, o presidente da AFPESP chefiou a Delegação de São Paulo que foi ao XII Congresso Nacional dos Servidores Públicos, em Goiânia, ocasião em que lutou veementemente contra a sindicalização do funcionário público, posição defendida pelos três poderes da Associação.

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1981

Maio de 1981 - solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção da nova unidade do Guarujá.

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05 de novembro de 1981 – No Jubileu de Ouro, é instalada a Galeria dos Presidentes, espaço de representação memorialística das ações empreendidas pelos personagens que estiveram à frente da Instituição.

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1982

1982 – Criação do Grupo da Amizade, da então Diretoria Social, que promove a convivência associativa cultural, social, esportiva e de lazer entre os associados com idade igual ou superior a 60 anos.

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No ano de 1982, a AFPESP dá início a uma campanha para unificação da categoria.

No ano de 1982, a AFPESP dá início a uma campanha para unificação da categoria, que resulta, sobretudo, na participação do Conselho de Representantes de Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo – CRESP, que viria a constituir o Grupo dos 13, visando mostrar a força do funcionalismo, principalmente no estabelecimento de novas empreitadas sobre as questões salariais e retomada de reivindicações não respeitadas. O Grupo dos 13 alcançou vitórias expressivas e valiosas em benefício às demandas dos servidores públicos.

GRUPO DOS 13: Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo – Ernest Wolgang Hamburguer; APASE – Maria José Brandão Machado; Associação dos Profissionais do Ensino Oficial do Estado – Gumercindo de Souza Milhomem Neto; Centro do Professorado Paulista – José Paschoal Rosário; UDEMO – Luiz Gonzaga de Oliveira Filho; AFPESP – Wilson Ribeiro; União dos Servidores Públicos do Estado – Arnaldo Pinheiro de Camargo; Associação da Polícia Civil de São Paulo – Hilkias de Oliveira; Associação dos Oficiais de Justiça – Yvone Barreiros Moreira; Federação Paulista de Servidores Públicos – Agapito José da Silva e Magno de Carvalho; e FEPASP – Hélio de Mello e Miguel Magalhães.

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4 de julho de 1982 - Instalação, sob concessão de uso, da Colônia de Férias de Socorro. A assinatura definitiva de compra do Hotel aconteceu em 17 de março de 1998.

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1985

1985 – Arita Damasceno Pettená e Odette Martins tornam-se as primeiras associadas eleitas para compor o Conselho Deliberativo da AFPESP.

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1985 O presidente da AFPESP recebe a Ordem do Mérito do Trabalho, na sede da Organização Internacional do Trabalho, por indicação do ministro da pasta à época, Almir Pazzianoto.

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De 21 a 25 de outubro de 1985 – A AFPESP é palco e sede do maior Congresso de Servidores Públicos já realizado no país.

A AFPESP é palco e sede do maior Congresso de Servidores Públicos já realizado no país. Wilson Ribeiro coordena, nesse evento, a Comissão Técnica do Congresso, que contou com a participação de delegações de todas as regiões do Brasil e culminou com o lançamento da Carta de São Paulo, documento aprovado por unanimidade, contendo temas em defesa do funcionalismo.

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05 de novembro de 1985 – Inauguração da Unidade de Caraguatatuba.

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1986

Setembro de 1986 – O presidente da AFPESP assume a presidência da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil

O presidente da AFPESP assume a presidência da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, tomando por meta o reescalonamento das posições em relação às demandas que o funcionalismo público produzia.

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14 de novembro de 1986 – Inauguração do Museu “Victor José de Carvalho”

Inauguração do Museu “Victor José de Carvalho”, que pretendia organizar a memória histórica da AFPESP, em projeto desenvolvido pela então Diretora de Educação e Cultura, Dalva Mariuzzo Guimarães. O Museu estava sediado no Clube de Campo e Náutica de Guarapiranga, funcionando ali até a sua desativação.

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1987

25 de junho de 1987 – Início do avanço tecnológico da Associação, com a inauguração do Cento de Processamento de Dados da AFPESP, hoje TI.

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1991

1991 – Efetiva-se a compra do imóvel onde estava instalada a unidade de Campinas, cuja inauguração se deu em 04 de novembro de 1992.

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1992

1992 - É inaugurada a sede regional de Bauru.

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27 a 29 de março de 1992 – A AFPESP sediou o Foro Sindical do Mercosul

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1993

Agosto de 1993 - atendendo a inúmeros pedidos de associados da região, é instalado o Escritório de Representação em Marília.

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1995

1995 - A cidade de Sorocaba ganha uma unidade da AFPESP.

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1996

Junho de 1996 - Compra do terreno de Serra Negra, para que ali fosse construído o primeiro Hotel Fazenda da Associação.

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1997

08 de novembro de 1997 – Inauguração da Unidade de São José do Rio Preto.

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1998

1998 - Instalação da sede regional em São Carlos.

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Maio de 1998 - sob coordenação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil

Sob coordenação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, em integração com a Federação dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, a AFPESP destina sua sede para a realização do 4º Simpósio de Servidores Públicos, destinado a motivar as lideranças para responsabilidades e ações inerentes a outros pleitos do funcionalismo.

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Maio de 1998 - Inauguração e entrega definitiva da nova unidade do Guarujá, que recebeu o nome de “Wilson Ribeiro”.

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Outubro de 1998 - a AFPESP e a extinta VASP firmam convênio, que concedeu descontos expressivos aos associados e dependentes, em uma posição de consolidação de benefícios.

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1999

1999 - o Banco Central aprovou o funcionamento da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo, criada pela AFPESP com o propósito de fornecer assistência econômica aos servidores estaduais.

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1999 - são colocadas em ação as propostas das Conselheiras Arita Damasceno Pettená e Elvira Stippe Bastos para a criação da Academia de Letras, Ciências e Artes.

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1999 – Neste ano, o cenário político apresenta grandes discussões sobre o Projeto de Lei Complementar nº 11/99, encaminhado pelo Governador Mário Covas

Neste ano, o cenário político apresenta grandes discussões sobre o Projeto de Lei Complementar nº 11/99, encaminhado pelo Governador Mário Covas à Assembleia Legislativa, que objetivou instituir o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos e tomou conta das discussões envidadas pela Associação.

Como o referido Projeto de Lei previa o custeio da Previdência por contribuições com alíquotas progressivas, critério considerado confiscatório, a Associação participa de Ato Público no pátio da Assembleia Legislativa do Estado para manifestar indignação com o documento. Ato contínuo, integra-se a outras entidades congêneres, através do Comitê das Entidades Representativas dos Agentes Públicos, com o principal objetivo de discutir o citado Projeto de Lei Complementar. A Presidência da AFPESP autoriza, para fins de ampliação de debates, o lançamento de uma edição extra da Folha do Servidor Público contendo estudos e pareceres do Comitê e de juristas conceituados sobre o PLC 11/99.

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1999 Inauguração das unidades de Sorocaba e de Piracicaba.

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09 de fevereiro de 1999 É protocolada no Tribunal de Justiça uma ação contra o Governador do Estado

É protocolada no Tribunal de Justiça uma ação contra o Governador do Estado, em defesa do direito ao reajuste salarial, com fundamento no artigo 90, § 4º da Constituição do Estado.

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21 de junho de 1999 - Seminário específico ocorrido na Sede

Seminário específico ocorrido na Sede propiciou ricos e intensos debates acerca do tema do Sistema Previdenciário, evidenciando o caráter político da AFPESP.

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15 a 18 de abril de 1999 – a AFPESP realiza o 1º Seminário, que contou com delegações de nove estados brasileiros

A AFPESP realiza o 1º Seminário, que contou com delegações de nove estados brasileiros, representando confederações, federações e diversas associações e sindicatos, sendo 103 representantes de São Paulo, 38 do Rio de Janeiro, 20 do Paraná, 15 do Rio Grande do Sul, 9 de Brasília, 3 de Minas Gerais, 3 de Goiás, 2 de Pernambuco e 2 da Bahia, totalizando 196 participantes. A coordenação deste primeiro seminário definiu os seguintes temas, que embasariam as discussões apresentadas no evento: as repercussões da reforma administrativa; o servidor público e os efeitos da reforma da previdência;

A questão dos estatutos dos servidores diante à nova ordem administrativa e previdenciária; a polêmica em torno do direito adquirido; a seguridade social dos servidores da união, estados e municípios; a criação dos fundos previdenciários e a polêmica que os envolve; o futuro do regime jurídico único e os planos de carreira, após as reformas; o restabelecimento da escala única de vencimentos como instrumento de transferência e moralidade no serviço público; o direito de greve dos servidores públicos; o cumprimento do preceito constitucional sobre a data-base; a representação político-partidária e os servidores públicos; o código de ética do servidor público; relação de valores entre maior e menor remuneração dos servidores; os direitos sociais dos servidores públicos; e análise da representação da categoria.

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Outubro de 1999 A AFPESP participa do II Congresso da Confederação de Servidores Públicos do Brasil

A AFPESP participa do II Congresso da Confederação de Servidores Públicos do Brasil, na cidade de Caiobá, em Paraná, fechando posicionamento contrário à lei previdenciária.

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2000

2000 – inaugurações das unidades de Guarulhos e São Bernardo do Campo.

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2000 - aquisição de um imóvel na Rua Scuvero, região central da cidade, para abrigar o Almoxarifado Central e o Departamento do Patrimônio.

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Fevereiro de 2000 - Assembleia realizada na AFPESP aprova a criação da Cooperativa Habitacional do Servidor Público

Assembleia realizada na AFPESP aprova a criação da Cooperativa Habitacional do Servidor Público, que visava a construção, a baixos preços, de habitações para associados que justificassem renda insuficiente.

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26 a 28 de maio de 2000 Realização do 2º Seminário, que elencou os seguintes temas

Realização do 2º Seminário, que elencou os seguintes temas principais a fundamentar as apresentações do evento: aspectos jurídicos e de atuação juntos às bases administrativas; e política salarial e as reformas administrativa e da previdência.

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20 de outubro de 2000 - instala-se a Unidade de Lazer de Areado.

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